abbas

O cineasta iraniano Abbas Kiarostami morreu nesta segunda (4), aos 76 anos de idade. Ele se tratava de um câncer gastrointestinal e chegou a realizar várias cirurgias. Ele estava em Paris, na França, onde realizava os tratamentos contra a doença.

Um dos cineastas mais conhecidos do Irã, Abbas ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1997 por Gosto de Cereja. Ele ainda fez outros longas bastante elogiados como O Vento nos Levará (1997) e Cópia Fiel (2010). Seu trabalho ajudou a catapultar o cinema iraniano em todo o mundo e seu estilo de filmar o fez um dos nomes mais importantes do cinema autoral.

Kiarostami tem como principal característica a delicadeza para tratar de temas humanos densos. Em Gosto de Cereja, seu filme mais conhecido, ele conta a história de um homem que sai em busca de ajuda para cometer suicídio.

Nascido em Teerã em 1940, Abbas Kiarostami formou-se em Belas Artes e chegou a trabalhar como designer antes de ser cineasta.

Seu último longa como diretor foi Um Alguém Apaixonado, de 2012, passado no Japão e estrelado por Rin Takanashi. O filme fez parte da Seleção Oficial de Cannes daquele ano.

Abbas Kiarostami deixa dois filhos, Ahmad e Bahman, frutos de seu casamento com Parvin Amir-Gholi (entre 1969 e 1982). Veja os trailers de alguns filmes de Abbas:

https://www.youtube.com/watch?v=nM_8TPLMCOU

Sem mais artigos