O filme A Forma da Água vive um grande momento que pode indicar sua aclamação no Oscar. O longa de Guillermo Del Toro venceu nesse domingo (21) o prêmio do Producers Guild Awards, o PGA, entregue pelo Sindicato dos Produtores de Cinema de Hollywood.

O filme vem ganhando quase todos os prêmios importantes da temporada, ainda que tenha perdido o Globo de Ouro de melhor filme de drama.

A premiação foi fechada e bastante discreta, mas teve discursos poderosos para temas urgentes como o assédio sexual. Os presidentes do sindicato Gary Lucchesi e Lori McCreary disseram que o PG está criando novas regras para impedir má conduta sexual, machismo e assédio na indústria. Esse documento chega menos de nove meses depois da associação banir Harvey Weinstein de seu quadro de membros.

Aliás, o Producers Guild foi uma das primeiras organizações da indústria a se manifestar contra Weinstein, o que iniciou uma pressão ainda maior por mais investigações sobre sua conduta. “O nosso grande dever como produtores é proteger as pessoas que trabalham conosco”, disse McCreary citado pelo IndieWire.

O prêmio de melhor documentário foi para Jane, enquanto Viva – A Vida é Uma Festa venceu como melhor animação. The Handmaid’s Tale levou como melhor série de drama e The Marvelous Mrs. Maisel como comédia.

Sem mais artigos